sexta-feira, 13 de julho de 2012

Turma da Mônica Jovem 47

Ooooi, lolis! 

Eu acompanho a Turma da Mônica Jovem, e tive que postar aqui uma surpresa agradável que tive com a chegada da edição deste mês, ontem!

http://1.bp.blogspot.com/-EuTBcY2Hxvg/T-Ge8p8v7tI/AAAAAAABBMA/2uh9jvI8uGY/s1600/TMJ47.jpg

O tema é "Viagem ao Japão". Creio que muit@s de nós faz lá suas ideiazinhas de como deve ser o Japão e tal, mas tudo bem baseado no que vemos em animes e mangás (ou às vezes nem isso).

Como leiga que sou, fiquei bem feliz de ver uma obra brasileira retratando com tanta seriedade a cultura japonesa. Ficou, para mim, bem explicadas várias diferenças entre nossas culturas tão diferentes. E isso ajuda a ser mais tolerante, eu creio!

Um exemplo: o Cebolinha fica bravo com o Tikara (personagem que é descendente de japoneses) por parecer que ele está sendo autoritário. Afinal, o Tikara apenas está levando a Turma de um lado para o outro no Japão, sem perguntar o que eles querem!

No entanto, no fim do mangá, o Tikara explica que no Japão um bom anfitrião adivinha o que seus convidados querem. É falta de educação perguntar para seu convidado o que ele quer fazer, porque o papel de entreter o convidado cabe ao anfitrião e, se o anfitrião não sabe interpretar seu convidado, ele definitivamente não é um bom anfitrião. Deu pra sacar?

Dentre várias outras coisas, uma me chamou em especial a atenção.

Lolitas estão bem acostumadas a terem seu estilo muito mal-explicado e representado no meio de anime e mangá. E senti nesse TMJ uma seriedade e uma pesquisa muito grande por trás das páginas dos mangás ^^ Tirei até foto, para verem! (PS: se for ilegal colocar as fotos, peço desculpas e que me avisem. Eu retirarei :'D)

Lolitas! \o/

Explicando: a Mônica e a Magali se perderam do resto da turma e foram parar em Harajuku! Então lá acabaram dando de cara com muitos estilos diferentes, e decidiram experimentar alguns. Achei legal ter a explicação sobre o estilo ao lado de cada desenho, mesmo que tenha sido bem simples ^^



Admito que não gostei muito de só ter mostrado sweet lolita, como se fosse o nome todo do estilo... Mas enfim, acho que esperar que uma revista infanto-juvenil dissecasse o lolita seria pedir demais XD Além disso, ia ficar muito pesado e desinteressante.

Falem o que quiserem, achei esse um visual
digno :'DDD

Ok, esse eu acho que foi mancada. Não o Mamba (nem manjo tanto disso para dizer se está certo ou não), mas o que foi esse Mori Gyaru? O__o Talvez "gyaru" seja o jeito japonês de dizer "girl" e traduziram mori girl para mori gyaru? Não entendi...


De qualquer forma, achei o visual mori bem-feito (pena que mangá é em preto e branco...) e acho que minha gêmea querida gostará dele! :3


Achei legal também o cuidado cm personagens secundários:

Uma lolita temática...?


Também achei legal que tudo que era falado em japonês foi escrito em romaji e com a tradução embaixo ^^


Outra coisa também MUITO legal desta edição foi o cuidado que tiveram em ressaltar a diferença de culturas, ajudando a entender um pouco do modo de pensar japonês.



Percebam o nervosismo dos dois enquanto esperam a resposta da turma sobre se eles estavam gostando ou não do passeio...


E notem também a reação exagerada deles quando não conseguem divertir a turma... De fato é uma cultura muito diferente da nossa!

Espero que essa postagem tenha sido interessante! ^^

Abraços japas~!

14 comentários:

  1. Eu vi isso, postaram no grupo lolita do facebook! Não gosto muito de TMJ, mas com certeza vou comprar essa edição! Só achei que faltou Fairy Kei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não acompanho grupos lolita no face, mimimi.... Seria legal ter visto que mais gente viu!

      Verdade, fairy kei foi esquisito. Mas mesmo assim achei que ficou bem-feito ^^

      Excluir
  2. Respostas
    1. Na verdade, na minha opinião, ficou até meio piorzinho do que o esperado, por conta do "Mori Gyaru". Desde que começou a TMJ eu notei muita seriedade em todos os assuntos tratados: já se falou de bullying, de desmatamento na Amazônia, etc. Tudo sempre muito bem pesquisado, então eu não esperava diferente agora :3

      Excluir
  3. Tirando sua duvida sobre mori gyaru...
    Sim, japas usam "mori-girl" como nome do estilo ^^ [assim como elas já inventaram "yama-gaaru", "tsuri-gaaru" e afins LOL

    E...nossa, q legal essa edição *-*
    Depois de tantas vindas para cá, acho q o Mauricio de Sousa se empolgou xD
    [fico imaginando se a filha dele se interessa por jfashion lol]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, foi o que imaginei. Obrigada por confirmar ^^

      Sim, essa edição ficou muito boa! *-* Mas acho que ele já estava empolgado bem antes! Desde a primeira edição de TMJ ele tem abordado muito do Japão e tal ^^

      Não sei se ela se interessa por jfashion XDD Que coisa, agora ficarei me perguntando isso!!!

      Excluir
    2. "Gyaru" é a pronúncia japonesa para "gal", que é uma gíria de "girl"... "Girl" mesmo é pronunciado "gaaru". De acordo com eles, está escrito "Mori gal" (???)

      Eu fiquei meio decepcionada é com o Kogal (em japonês, "kogyaru", aliás) XD
      Com um pouco de pesquisa, dá pra saber que Kogal não quer dizer que o estilo é baseado em uniformes escolares: qualquer gyaru jovem, que ainda não saiu do colegial, é considerada kogal. Não é por causa do uniforme, é a idade.

      Excluir
    3. Hm, entendo... Curioso. Enfim, de fato "mori gyaru" foi problemático.

      Eu gostei bastante da kogal ^^ mas acredito que a moda kogal seja sim relacionada a uniformes escolares - pelo menos, nas minhas pesquisas sobre o assunto, tinha a ver com isso. Mas enfim, pode ter mudado de significado com o tempo, ou eu posso não ter pesquisado direito

      Obrigada por comentar! ^^

      Excluir
  4. Aaah q legal! Com certeza tem o dedo da Petra aí, q eh uma amiga minha q trabalha como roteirista na TM e gosta mto de lolita!
    Mas a parte de gyaru achei viagem, nenhuma delas ficou ok na minha opinião. Mori gyaru mesmo, eh um subestilo dentre varios outros, enquanto o proprio gyaru q eh o principal, nem foi falado (e fora q Morigyaru não eh assim, mas td bem XDD)
    Mas enfim, acho mto bacana msm assim, espero q tenha feito sucesso ^^
    Mtd bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante! *-*

      Eu estou com a sensação que queriam falar de mori girl e por motivos misteriosos acharam que "girl" era "gyaru". Só isso justifica XDDDD Sobre mamba, de fato não sei opinar o.o'

      Sim, também achei bacana! ^^

      Abraços floridos com cheiro de magnólias!

      Excluir
  5. Que legal! E imaginar que brasileiros seriam capazes disso...
    Mas bem, ele deveriam separar as coisas.
    Mori girl, Lolita, Decora (amei o outfit), Mambo (amei tbm. Ficou muito legal) e Visual Kei.
    Acho que Mori Gyaru existe sim. Mas não é aquele que aparece. Deveria falar do Gyaru e do Lolita inteiramente. Mas devem ter feito isso pq são os mais populares. Mas eu gostei. Vou ver se compro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dado o visual e tal, eu estou mais com a sensação de que confundiram "girl" e "gyaru", porque de fato tenho acompanhado muito o mangá e tudo foi feito com extrema seriedade. E mesmo que mori gyaru exista, não é tão popular assim ^^"

      Excluir
  6. Que legal!! Saiu melhor do que pensei!

    Sobre mori gyaru, existe sim, mas não como retratado no mangá! A Magali parece estar vestida como mori mesmo. A influência do gyaru encurtaria as roupas ou traria decote! O headress me lembrou algo natural kei! Um amorzinho!! Só achei a descrição a desejar, porque, quem não conhece o estilo, pode ter uma ideia um pouco equivocada, acho! ^^

    Ah, amei aparecer no post!! xD Peço desculpas por comentar tão tardiamente... Eu havia lido antes mas, no dia, estava muito atucanada com umas coisas que aconteceram, sem ânimo para escrever uma resposta! Sorry!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aahsuahsuah, tudo bem! Eu estou respondendo... Depois de um ano...

      Sim, o mori gyaru não ficou muito bom, mas foi o único que achei que ficou a desejar (por causa disso que você disse, para mim ela tá de mori girl). O headress é muito amor, mesmo ♥ E também concordo quanto à descrição meio a desejar ><" Mas já adorei a atitude.

      Claro que você ia aparecer, oras! ♥

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...