sábado, 11 de fevereiro de 2012

Receita: Salada Expresso 2222

Batizada pela namorada do meu pai, esta foi a salada que inventei hoje para acompanhar o almoço. Li algumas dicas de refeições de verão. Parece que há como fazer uma salada que vale por uma refeição tanto em questão de saciar fome quanto na nutricional. Pretendo reencontrar o artigo e passá-lo para cá, pois é muito útil! ^^

Há um molho e a salada em si. Colocarei a receita de ambos. As duas coisas juntas são a Salada Expresso 2222.





♠  ♣  ♥  ♦


Receita: mel-vegetariana (não há essa classificação oficialmente, mas achei bom ressaltar que o molho de salada leva mel)
Grau de dificuldade: fácil
Rendimento: para três a quatro pessoas, tranquilamente (considerando-se que é um acompanhamento e que o prato principal é outro)



♠  ♣  ♥  ♦




Ingredientes da salada ~


♠ 1 pé pequeno de alface americana
♣ Cerca de 10 folhas de rúcula
♥ 2 tomates
♦ 1 cenoura
♠ 1 xícara de chá de repolho roxo
♣ 10 amêndoas
♥ 5 castanhas-do-pará




Modo de preparo dos ingredientes ~


Alface: desfolhe o pé de alface e lave as folhas. Se tiver folhas muito grandes, rasga-as pela metade
Rúcula: lave e depois corte/rasge as folhas de forma que fiquem com comprimento parecido com o da alface
Tomates: lave-os e corte-os em fatias
Cenoura: corte em cubinhos. Para isso, corte primeiro em 3 ou 4 partes no sentido do comprimento e depois corte cada "fatia" em 2, 3 ou 4 partes (perceba que varia conforme o tamanho da cenoura) também no sentido do comprimento. Ficarão tiras de cenouras. Depois disso basta ir cortando os cubinhos.
Repolho roxo: lave-o e depois pegue uma faca. Vá tirando lascas dele inteiro. É importante que se origine pedaços pequenos e finos.
Amêndoas e castanhas: corte ambas em fatias. Os pedaços podem ser desiguais, fica bom que os tamanhos variem. Depois misture as duas oleaginosas (oleaginosa = grupo alimentar ao qual castanhas e amêndoas pertencem - Alice também é cultura! ;D).


Modo de preparo ~


Coloque a alface a rúcula juntas em uma travessa, misturando os dois tipos de folhas. Acrescente em cima disso, nessa ordem, as fatias de tomates, os cubinhos de cenoura e os pedacinhos das oleaginosas. Acho legal que tanto os tomates quanto as cenouras e oleaginosas fiquem distribuídas ao acaso, mas claro que se você quiser fazer um desenho diferente na salada, fique à vontade ^^ Depois, coloque o repolho nas laterais da travessa.


Ingredientes do molho ~


♠ 1 colher de sopa de mel
♣ 1 colher de chá de mostarda
♥ Suco de meio limão
♦ 1 colher de sopa de azeite
♠ 1 colher de chá de óleo de linhaça (opcional)
♣ 1 colher de café de shoyu
♥ Sal a gosto
♦ Noz-moscada a gosto (preferência por ser ralada na hora)


Modo de preparo ~


Em um recipiente (não diga, Alice! =O) coloque o mel e depois a mostarda. Misture ambos, para depois acrescentar o azeite. O ideal é, a cada ingrediente que você colocar, misture tudo até ficar homogêneo (ou o mais homogêneo possível. Creio que tod@s sabemos de óleo e água - ou seja, o suco de limão - não se misturam bem). Enfim, a melhor ordem para a mistura é: mel, mostarda, azeite, óleo de linhaça, azeite, suco de limão, shoyu, sal e noz-moscada.



♠  ♣  ♥  ♦


Espero que gostem! :3

A receita do molho de salada foi baseada em uma outra, que levava apenas mel, limão, azeite, sal e noz-moscada (mantive as medidas originais). No entanto, quando fiz a receita do molho, achei que ficou adocicado demais, de forma que acrescentei o shoyu e a mostarda. O óleo de linhaça foi acrescentado apenas por motivos de saúde ^^

Ainda estou com postagens atrasadas no Suit Kingdom. Queria avisar que tenho demorado mais tempo do que antes para escrever cada postagem. Assim sendo, estou fazendo uso das postagens programadas, para que os escritos não fiquem nem muito distanciados e nem acumulados na mesma data. Também achei que ficava melhor, uma vez que comecei a escrever essa postagem no dia 11, que foi a data onde ocorreram as coisas, apesar de eu ter terminado de escrever no dia 13.

Abraços agridoces! ♥

5 comentários:

  1. Já te falei que eu adoro as receitas que você posta? xD Mesmo não sendo vegetariana eu tento incluir mais dessas comidas no dia-a-dia e diminuir a quantidade de carne. Na verdade, eu ando cada vez mais enjoada pra comer carne. Isso é bom sinal, né? ^^'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yaaaay, ganhei o dia! \o/

      Que bom que gosta das receitas! ^^ Isso me dá animação para postar mais receitas ainda! Particularmente, gosto muito de ser vegetariana! ^^

      Se você pretende se tornar vegetariana, com certeza é um bom sinal! XD Só tome cuidado para substituir direito as coisas! :3

      Excluir
    2. Na verdade não pretendo me tornar vegetariana, só me sinto melhor não comendo carne com freqüência (eu não conseguiria deixar sashimi de lado, é meu prato favorito) ♥
      Faz tempo que eu não posto receitas também, vou procurar alguma por aqui :)

      Excluir
    3. Ah! Já ia esquecendo! Tava olhando que nem boba hoje pensando onde vou gastar meu salário: http://www.submarino.com.br/menu/1192/natural+e+vegetariana hahahaha x_x

      Excluir
    4. Entendo ^^

      Sashimi foi meio sofrido para eu parar de comer, se bem que depois de um tempo passei a ter aflição da textura... \nadaexplica

      LOL, que legal! XDDDD O livro me parece interessante ^^

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...