domingo, 15 de janeiro de 2012

Receita: Cação à la Paulista

Cá estou eu com mais uma receita, yay! Foi uma receita que inventei hoje, espero que gostem. Eu a fiz em panela de ferro, tanto por ficar com um sabor meio diferente quanto por ficar mais nutritivo. Pois é, o tal do "ferro" que temos que ingerir é o mesmo ferro da panela! E, ao cozinhar nela, ele se mistura à comida e assim ela fica mais rica em ferro.

Para quem entende do assunto: fiz uma espécie de moqueca de cação. Para quem não entende... Yay, essa receita foi escrita para você!

Esta receita está mais comprida porque tem formatos específicos para se cortar cada ingrediente, sem contar que tem dicas e explicações (afinal, relembro que tento escrever essa receita de forma que até alguém que não entende nada de cozinha consiga fazê-la ^^~) Apenas por esse motivo ela foi classificada como de dificuldade média. Talvez seja chato de ler, para quem já entende da coisa, mas como eu disse essas pessoas não são o público-alvo dessas receitas u_u



♣  ♠  ♥  ♦


Receita: semi-vegetariana
Grau de dificuldade: média (eu creio)
Rendimento: 3 porções



♣  ♠  ♥  ♦





Ingredientes ~


♣ 3 postas médias de cação;
♠ 3 tomates;
♥ 1 cebola gigante, ou duas médias;
♦ 7 alhos;
♣ Meio pimentão médio de cada cor (vermelho, verde e amarelo);
♠ Meio limão;
♥ Azeite;
♦ Manjericão;
♣ Sal a gosto;
♠ Pimenta-do-reino (de preferência moída na hora) a gosto;




Preparação dos ingredientes ~


Tomates: corte-os ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Depois corte cada metade dos tomates em fatias.

Imagem explicativa de como cortar o tomate
(e a cebola, por sinal) :D
Cebola: corte-a ao meio no sentido do comprimento e depois fatie cada metade como fez com os tomates.

Pimentões: corte todos os três pela metade no sentido da largura. Escolha uma das metades para cozinhar ("Dã, Alice, não diga!") e retire dela tanto as sementes quanto a parte interior branca. Elas costumam amargar o pimentão (se você não tem nada contra, claro que não precisa tirar). Com a metade já limpa de sementes e branquinhos, corte-a em fatias.

Pimentões fatiados conforme expliquei. Mas reparem
que quem fatiou não tirou as partes brancas.
Alhos: corte bem miudinho. Se tiver como, esprema-os ou passe-os em um mini-processador. Eu geralmente uso um esmagador de alho, mesmo. Deixe separados 3 alhos de um lado e 4 alhos em outro lugar, serão usados em momentos diferentes.

Um esmagador de alho é algo assim ^^



Modo de preparo ~


Depois de tudo picadinho e bonitinho, é hora de temperar o peixe (se ele estava congelado, espere-o descongelar). Para isso, use o sumo de meio limão, sal a gosto e os três alhos moídos. Passe o tempero nas postas e deixe descansando. Enquanto o peixe pega sabor, você fará o resto do prato: coloque azeite na panela de ferro até cobrir todo o fundo, junto com o resto do alho e um raminho de manjericão, fritando tudo em fogo baixo. Quando o alho começar a dourar, acrescente os tomates, sal e pimenta-do-reino a gosto. Frite tudo, despedaçando uma ou outra fatia de tomate, e enquanto tudo ainda estiver em pedaços, tampe a panela por no máximo 5 minutos. Quando destampar, terá tudo virado uma espécie de molho vermelho. Retire da panela e deixe reservado.
Agora vamos para a segunda parte. Na mesma panela, você coloca mais azeite (novamente até cobrir todo o fundo) e frita as fatias de cebola em fogo alto ou médio (depende da temperatura da panela - mais detalhes em Dicas e Observações). Quando elas estiverem dourando, acrescente os pimentões e um pouco de sal. Frite mais a mistura e, quando notar que fritou o suficiente (vai do gosto de cada um) coloque as postas de cação. Depois pode colocar o excesso de limão e alho do fundo da vasilha. A partir desse ponto, apenas baixe o fogo e tampe a panela. O peixe cozinhará no vapor. Quando estiver pronto, coloque o molho por cima de tudo, rasgue algumas folhas de manjericão, colocando por cima de tudo e deixe tampado por mais alguns minutos, apenas para esquentar o molho.




Dicas e Observações ~


♣ Foi usada panela de ferro na receita, mas claro que qualquer outra pode ser utilizada.
♠ Para descongelar peixes, uma boa dica é deixar as peças mergulhadas em água, mudando a água a cada meia hora.
♥ Para descascar o alho com maior facilidade, deixe os dentes mergulhados em água por alguns minutos antes de descascá-los.
♦ Você não precisa acrescentar água na hora de cozinhar no vapor; o peixe já vai soltar a água necessária.
♣ Para complementar nutricionalmente, comecei a fritar as coisas usando metade azeite e metade óleo de linhaça, que tem propriedades muito boas. No entanto, ele é um tiquinho amargo (em comida não se percebe, mas se você prová-lo puro você sente o gosto) e por isso não aconselho a usá-lo sozinho e nem em muita quantidade.
♠ A panela de ferro segura muito calor. Assim, é bom você começar com fogo alto (caso esteja com pressa) mas fique atent@ quanto ao calor que ela passará para o alimento. Normalmente ela queima a comida com maior facilidade, se você não ficar de olho e controlando o fogo.



♣  ♠  ♥  ♦


Ufa! Essa receita foi para encerrar com chave de ouro. Sim, porque tenho uma notícia especial~! ♥

Espero realmente que quem quer que faça essa receita (isso é, se alguém tiver paciência de ler toooodo esse passo-a-passo) goste dela. Quem provar, por favor, me deixe comentário ou mande e-mail falando o que achou ^^ Fico meio insegura na hora de explicar receitas, então espero não ter deixado nada mal-explicado.

Abraços de peixe! ♥

4 comentários:

  1. Olha, achei a receita bem prática :D
    E de cozinha eu entendo rs
    Mas acho que poderia tirar uma foto apenas do final, para visualizarmos melhor como "deve" parecer a comida.

    E aproposito, achei o link de seguir XD
    E indiquei o seu blog no meu~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, obrigada! :3

      Eu pretendo colocar fotos das receitas, mas como por enquanto não tenho câmera fotográfica e dependo da minha web cam, estou esperando comprar uma para começar a fotografar os pratos.

      Que bom que achou o link XDD Agradeço muito pela indicação! :3 No momento estou dando mais atenção a vegetarianismo do que a lolita, mas em breve isso mudará um pouco XD

      Abraços lolitosos~! ♥

      Excluir
    2. Nada a ver!
      Indico seu blog por achar o conteúdo bom, e não por ser lolitoso XD
      Acontece que estou voltando agora a frequentar mais blogs. E no momento, no meio só tenho visto mais assim lolitosos rs
      Tem uns que não são, como o meu próprio ^^

      Excluir
    3. Ok, então XDD Obrigada!

      Entendo essa parte XD Eu também tenho frequentado mais blogs lolitosos.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...