quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vegetarianismo: Introdução

Na realidade, eu ia começar apenas comentando de algo, mas decidi fazer algo mais didático e ir desde o começo (lembrando que já escrevi sobre vegetarianismo aqui e não pretendo repetir informações). Lembro que isso NÃO É uma cartilha de "sejamos todos vegetarianos ~~~~/o/", e sim um GUIA DE INFORMAÇÕES. Deixo bem claro isso porque (perdão pelo surto, mas enfim) o que mais tem é gente que (com razão) acusa vegetarianos de ficarem dando palpite na alimentação delas. Sim, infelizmente isso é meio comum.

O objetivo dessa coleção de postagens é, primeiramente, eu mesma aprender sobre meios de ser vegetariana. Assim como comecei um tutorial lolita, pretendo fazer um tutorial vegetariano, porque não é tão fácil quando parece.

Há como ser vergetariano e há como ser um vegetariano saudável (idem para veganos/vegans). Meu objetivo é tentar (repito TENTAR) dar instruções de boa alimentação. Aviso que não sou nutricionista nem nada do tipo, e meu primeiro conselho é esse: se quer virar vegano/vegetariano, vá atrás de um nutricionista. Apenas esse profissional pode te orientar da melhor forma possível.

Também pesquise. É importante saber sobre o que você coloca na boca.

Creio que, para se tornar vegetariano/semi-vegetariano/vegan/o-raio-que-o-parta são necessários esses itens básicos:
♠ Boa vontade
♣ Persistência
♥ Nutricionista
♦ Pesquisa/informação

Vou esmiuçar cada item, para justificar.

Boa vontade
Para qualquer coisa, na realidade, isso é necessário. No caso específico do vegetarianismo, é necessário porque você vai ter que modificar algumas coisas da sua alimentação (ou, dependendo, muitas coisas) e, para isso,é preciso boa vontade.

Persistência
É necessário persistência também, para manter a decisão. Isso, novamente, para qualquer coisa. Falando especificamente de alimentação, é preciso muita. Isso porque existirão pessoas que tentarão te convencer a comer carne, existirão as que tentarão te enganar para comer carne (já passei por isso u_u), as que menosprezarão a sua decisão, sem contar as que terão má-vontade de fazer algo vegetariano para você comer. Já fui em festas onde não comi nada, porque tudo tinha carne. E o vegetariano também, se ele adorar carne (eu adorava), precisa estar pronto para resistir à vontade de comer carne. Sem contar que você terá de cuidar de fazer a sua comida (tem muitos pais que não apoiam a decisão dos filhos e eles que tem de se virar). Em resumo, não quero assustar, apenas informar. Admito que não pensei em nada disso quando virei semi-vegetariana, apenas que eu queria e ponto. Enfrentei os obstáculos que apareceram e fim, mas já vi amigas que tiveram de desistir (falo mais sobre isso em outra postagem).

Nutricionista
Sim, é necessário! Esse ser que vai acompanhar a sua saúde e te orienta de como comer direito! Dependendo do seu grau de boa vontade, persistência e aceitação de comidas, você passará por uma reeducação alimentar, e esse ser magnânimo que lhe informará sobre a melhor forma de fazê-lo.

Pesquisa/Informação
É importante se informar sobre o que você come, as informações nutricionais e etc. Saber em quais nutrientes e vitaminas esse ou aquele alimento são ricos, em quê são fracos, como melhorar o saber se alguma coisa.



♠  ♣  ♥  ♦


Bom, foi um começo. Espero que seja útil esse "tutorial", porque noto que tem gente que quer ser vegetariana mas, assim como em lolita, não sabe por onde começar e acaba fazendo mal. Espero conseguir desmistificar o vegetarianismo e o veganismo, porque as pessoas veem com preconceito e com uma a dose de admiração alguém viver sem carne.

Beijos esclarecedores! ♥

7 comentários:

  1. Só por curiosidade, o que é ser "semi-vegetariana"? Quer dizer que você come carne de vez em quando? Ou você é "peixetariana"? (nome que eu inventei pra quem fala que é vegetariano e come peixe XD)

    Sinto saudades de quando era ovo-lacto-vegetariana... Era tão mais fácil ;__; Sempre dava pra arranjar alguma coisa feita com queijo ou um docinho pra comer.

    Outro dia dormi na casa de um amigo e jantei PIPOCA, porque não tinha nem fruta na casa dele!! Só miojo, hamburguer e panfletos e mais panfletos de pizzaria.

    ResponderExcluir
  2. Semi-vegetariano é quando não come carnes em geral mas come carnes brancas. No meu caso em especial, como somente peixe (e frango caipira, quando tenho acesso a ele). Gostaria de parar de comer peixe e virar ovo-lacto-vegetariana, mas andei descuidando da minha alimentação e preciso compensar isso antes de partir para algo maior.

    Nyaaah, que triste! T__T Tudo bem que pipoca é gostoso, mas... Aaaah >_< Essas pessoas que não comem direito D: Me dá até coceira! (?)

    ResponderExcluir
  3. Aaah, entendi. Você tá certa, tem que cuidar da sua saúde! Não adianta correr pra parar de comer carne se não cuidar direito da alimentação.

    Não é?? Não precisa ser que nem eu e ter uma ~horta~ na geladeira, mas poxa... tenham uma maçã, um brócolis... ;___;

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Preciso abastecer a minha horta, aliás... Pretendo começar a plantar manjericão em casa! *-* Orgânico e fresquinho para a comida!

    ResponderExcluir
  5. Meio que entrando na conversa, sim, é realmente tenso como as pessoas tem aversão a vegetais, e tipo, até pessoas já adultas que deviam ter percebido que precisam ter uma alimentação balanceada XD
    Sorry, acho muito imaturo gente com mais de 14 anos e não come legumes por nojinho xD

    ResponderExcluir
  6. @kinoko:
    Você acredita que antes de virar vegetariana eu quase não comia salada? Não por nojinho, mas por não gostar, e minha mãe também não fazia muito. No máximo eu comia legumes cozidos junto com carne e uma alfacinha de vez em quando. Olha como as pessoas mudam =p Meus pais são onívoros, mas pelo menos começaram a comer mais salada depois da minha ~transformação~

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre tive uma dieta bem variada ^^ Mas era movida a carne, ninguém acreditou que minha história de vegetarianismo duraria mais de uma semana XDDD

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...