domingo, 20 de novembro de 2011

Receita: Tomates Verdes e Fritos

Hoje foi um dia muito bonito, de sol. Então passeei na praça ao lado com meus filhotes peludos e, voltando, meu pai me convidou para ver um filme que eu simplesmente adoro e nunca canso de ver: Tomates Verdes e Fritos! Espero um dia fazer uma resenha dele, pois é um dos meus favoritos. Eu já tinha comprado o DVD, mas ele sumiu na minha última mudança e assim que vi para vender não resisti a comprar. Por sorte, era uma edição de luxo, toda metida a besta.

Resumindo: no filme, duas personagens têm um café e lá elas fazem uma receita maravilhosa de tomates verdes e fritos! E nesse DVD "Edição de Luxo" têm como extra algumas receitas, dentre as quais o tal do tomate verde frito!

Assim, após ver o filme, fui ao supermercado comprar tomates verdes e segui à risca a receita escrita, junto com a minha intuição para o que não estava escrito nela (como, por exemplo, a grossura das fatias de tomate). Ficou bem gostoso.

A única ressalva dessa receita é que é uma fritura bem engordurada, então esteja preparada para o óleo.

Cá está ela:



♠  ♣  ♥  ♦


Receita: vegana! \o/
Grau de dificuldade: médio (porque considero fritura sempre algo meio complicado de fazer XD)
Rendimento: calculado por pessoa


♠  ♣  ♥  ♦



Ingredientes ~


♠ 1 tomate verde (por pessoa)
♣ Sal a gosto
♥ Pimenta-do-reino moída a gosto (de preferência moída na hora)
♦ Farinha
♠ Óleo




Modo de preparo ~


Corte os tomates em fatias com grossura entre meio e um centímetro. Em algum pote, misture o sal com a pimenta moída e jogue o que julgar suficiente nas fatias distribuídas em uma superfície (nenhuma pode estar em cima da outra). Espere um pouco para o sal se diluir na água do tomate, vire as fatias e coloque tempero do outro lado das fatias também. Em uma vasilha, coloque toda a farinha que julgar necessária (mais detalhes em "Dicas e Observações") e passe os dois lados das fatias na farinha. Então coloque-as para fritar em uma frigideira com óleo quente e tire-as quando estiverem douradas. A quantidade de óleo deve ser o suficiente para que as fatias fiquem submersas.




Dicas e Observações ~


♠ A receita original, do DVD, é um tanto superficial e aqui eu coloco a forma como eu fiz as receitas, até porque quero que elas estejam literalmente passo-a-passo, com dicas e sugestões, para que quem leia faça como julgar melhor e para que até mesmo alguém que não sabe nem fritar um ovo consiga fazer (ao menos essa é a intenção).
♣ Sobre a quantidade de farinha: usei por volta de 1 xícara de chá para fritar 2 tomates meio pequenos e sobrou.
♥ Para passar as fatias na farinha, em vez de garfá-las, passar na farinha cada lado e jogar na frigideira, eu optei por colocar logo de uma vez 4 ou 5 fatias (tantas quantas couberam na vasilha) e mexer o pote rápido na horizontal para que a farinha cobrisse as fatias na totalidade. Depois foi só "pescá-las" e garfá-las, podendo fritar 3 ou 4 delas de uma vez só. Enquanto as fatias da frigideira fritavam eu já adiantava outras na farinha. Achei mais prático assim, então achei legal falar dessa opção.
♦ Coloque as fatias em um prato forrado com 2 ou 3 folhas de papel-toalha: eles ficam bem engordurados, infelizmente.
♠ Apesar de nas instruções falar para colocar tanto óleo quanto precisar para cobrir as fatias, eu errei a medida e por pouco elas não ficaram cobertas. Foi um erro que achei bom, até: foi menos óleo, embora eu tenha me visto obrigada a ficar virando as fatias.
♣ Não se preocupe com a primeira leva de tomates: eles ficarão menos dourados que os outros. Isso porque o que realmente doura os outros é a farinha já meio queimada que fica no próprio óleo.
♥ Para quem não é acostumada com fritura (assim, tipo eu XD): controle o fogo da fritura. Depois que ele estiver muito quente, os tomates fritam bem rápido. Para um melhor controle, aconselho a diminuir o fogo.



♠  ♣  ♥  ♦


Muuuuitas dicas e observações dessa vez, né?! É que sou meio detalhista e, como me justifiquei acima: quero que as receitas estejam literalmente passo-a-passo para que quem leia não tenha dificuldades em fazer nada. Sou um pouco direcionada para "n00bs" da cozinha, porque uma das minhas intenções com esse blog é justamente mostrar que a cozinha não é um bicho de sete cabeças.

Beijos engordurados! ♥

4 comentários:

  1. Ai que amor encontrar um blog e dar de cara com receita vegan! ❤

    Pena que não gosto de tomate ;__; (sou vegan e não gosto de tomate, e aí?!) Mas talvez um dia tente fazer...

    ResponderExcluir
  2. Ahuahua, ô vida XD Acontece!

    Fico feliz de ver que alguma receita aqui pode servir para você *-*

    Estou tentando postar mais receitas vegans, mas ainda tem muitas semi-vegetarianas, ou ovo-lacto-vegetarianas, etc.

    Beijos vegans! ♥

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que me mandam beijos vegans, lol. Às vezes me mandam um beijo e um queijo, e aí eu tenho que recusar, porque né...

    Moça, seu blog é tão fofo ❤ Adicionei aos favoritos aqui.

    ResponderExcluir
  4. Ahuahuahua XDDD Entendo XD

    Nah, muito obeigada! ♥ Fico feliz por ter chamado atenção vegana! :3

    Beijos de alface! ♥

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...