quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Avon não é mais cruelty-free

Agora sintam minha decepção ç_ç Mimimi...

Falando basicamente: a Avon financia testes em animais na China e em mais outros países onde a lei obriga esse procedimento. Assim, ela foi removida da lista da PETA de empresas cruelty-free.

Como encontrei um artigo muito completo do acontecimento no blog Consciência, decidi passá-lo integralmente para cá. Como sei que nem todas querem ler em detalhes tudo, coloquei o resumo de duas linhas ali acima.

Acrescento, antes de colocar a postagem, que para mim não justifica essa obrigação. A Avon é uma empresa grande e (como falou no e-mail que postarei durante a postagem) é uma pequena quantidade de países que obriga esse procedimento. Assim, creio que era possível a Avon simplesmente não se instalar nesses ditos países.

Por último, peço para que, se você (como eu) decidir não usar mais produtos da Avon por causa desse acontecimento, entre em contato com ela justificando sua atitude, dizendo que é por ela realizar testes em animais nesses países. No entanto, lembro que é a lei que a obrigou, o que me leva à ideia de procurar ou fazer uma petição que pressione esses países a modificar essa lei. Afinal, com tantos outros modos para se testar os produtos, acredito que atualmente não há mais porque fazê-lo em animais.


♠  ♣  ♥  ♦


"Há algumas semanas a PETA removeu da lista de empresas cruelty-free a Avon, que até então era muito conhecida e respeitada pelo mundo por sua política de não testar seus produtos em animais não humanos e pelo encorajamento de métodos alternativos de testes de segurança de cosméticos. E incluiu a companhia entre as empresas que fazem testes em animais.


Isso deixou muitos consumidores veganos dos produtos da empresa atordoados sobre o por quê desse retrocesso. E uma leitora me avisou dessa mudança. Tratei então de investigar por que isso aconteceu. Enviei e-mail primeiro à PETA, e assim me responderam (tradução livre):


Caro Robson,

Obrigado por nos contatar sobre a Avon. A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, daí ficamos atordoados ao saber que ela está pagando por testes em animais na China. Isso significa que a Avon não se qualifica mais para ser listada como cruelty-free, e nós a movemos da nossa lista de empresas que baniram permanentemente todos os testes em animais para nossa lista de companhias que testam sim em animais.

Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá. Nós convocamos você para apoiar essas empresas e continuar comprando produtos das mais de mil empresas de nossa lista de cruelty-free, que pode ser encontrada em http://www.PETA.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx. Por favor, faça a Avon saber por que você não comprará mais seus produtos.

Avon Products, Inc.
1345 Avenue of the Americas
New York, NY 10105
dearavon@avon.com
212-282-5000
800-367-2866

Graças a um generoso financiamento dado à PETA, nós agora estamos apoiando os esforços do Instituto pelas Ciências In Vitro (http://www.iivs.org), que está provendo treinamento para cientistas na China no uso de métodos não animais de teste e trabalhando com membros do governo para aceitarem os métodos não animais que são usados nos EUA, na União Europeia e em muitas outras partes do mundo. Nós estamos demandando da Avon para que contribua significativamente para esse esforço apressar o processo.

Para ler mais sobre métodos não animais e como a PETA tem sido instrumental na aceitação desses testes por governos ao redor do mundo, por favor visite http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/peta-scientific-papers-and-presentations.aspx.

Para aprender mais sobre como os animais sofrem em laboratórios, por favor vá a http://www.PETA.org/issues/animals-used-for-experimentation/default.aspx. Para se envolver nas outras campanhas da PETA, por favor veja http://www.PETA.org/action/default.aspx. Para fazer uma doação em apoio às campanhas da PETA para parar a crueldade contra animais, por favor visite http://www.PETA.org/donate.

Obrigado novamente por escrever e por tudo que você faz para ajudar os animais.

Com sinceridade,

O staff da PETA
http://www.PETA.org


Sabendo desse infeliz fato, enviei e-mail à Avon cobrando explicações e dizendo que não compraria mais produtos da empresa enquanto não parasse de pagar testes em animais na China. A companhia assim respondeu (tradução livre):


Obrigado por compartilhar seus pensamentos.

Obrigado por nos contatar.

O comprometimento da Avon em não testar em animais é o mesmo que tem sido por mais de vinte anos. Nada mudou, e nós continuamos a estar em comunicação com a PETA sobre o assunto. Nós sempre temos deixado bem claro que a Avon não conduz testes em animais “exceto quando exigido pela lei”. A Avon faz negócios em mais de cem países, e uma pequena porção desses países tem leis que requerem testes em animais. A Avon é apenas uma de uma longa lista de empresas de beleza globais que encaram a mesma questão. As únicas companhias que não vivem isso são aquelas que comercializam seus produtos em um número limitado de países. No entanto, em todo caso, antes de cumprir a lei, a Avon faz um esforço de boa-fé para persuadir a autoridade exigente a aceitar dados de testes não animais.

Por favor leia o anexo [em inglês] para aprender mais

Para colocar isso em perspectiva, a Avon oferece aproximadamente 9 mil produtos em mais de 100 países, e em 2011 menos de 0,3% desses milhares de produtos da Avon foram testados em animais tal como exigido pela lei (isto são três décimos de um porcento – 9000 x 0,003). Nossa meta é levar esse número a zero. É importante notar que a Avon independentemente substancia a segurança de seus produtos sem qualquer teste em animais e todo o programa global de segurança de produtos é calcado na oposição a testes desnecessários em animais e no respeito ao bem-estar animal. Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. A única razão que uma pequena porção de produtos são testadas em animais é porque alguns governos ainda preciam aceitar o uso de abordagens alternativas cientificamente válidas para asseguramento de segurança.

Embora não possamos falar em nome da PETA, nós acreditamos que eles tenham decidido se tornar defensores mais agressivos na arena global com o foco em mudar leis na porção de países que requerem testes em animais para cosméticos. Avon e PETA compartilham o objetivo comum de persuadir os governos a aceitarem alternativas de abordagem cientificamente válidas aos testes em animais. A Avon está trabalhando junto com outras empresas globais de beleza para obter a aceitação de alternativas aos testes em animais ao redor do mundo.

É importante notar também que a Avon oferece empregos e oportunidades econômicas para indivíduos ao redor do mundo, com 6,5 milhões de representantes de vendas ganhando dinheiro para sustentar a si mesm@s e a suas famílias – e a vasta maioria d@s representantes de vendas são mulheres. Isso inclui muitas na China para quem as oportunidades econômicas são muito limitadas.

Representantes de vendas e consumidores da Avon podem continuar usando os produtos da Avon com confiança.

Susan Heaney

Equipe de Responsabilidade Corporativa da Avon

A Avon está comprometida em ser uma cidadã global responsável. Saiba mais em http://responsibility.avoncompany.com/


O que quer dizer que a Avon faz testes em animais não apenas na China, mas também numa quantidade indeterminada, dita pequena, de outros países.


Um detalhe importante a se observar é que, se houver um boicote vegano à Avon por ela pagar testes em animais nos países que obrigam tais testes e esse boicote for abertamente anunciado e persistentemente renovado pelas ONGs de defesa dos Direitos Animais, a Avon e outras empresas multinacionais de cosméticos e outros produtos vão pressionar os governos/regimes desses países de legislação especista a mudarem suas leis. Se não se deixam mudar com o apelo do povo, terão que mudar com a coerção das grandes empresas. Isso acreditando-se que essas corporações realmente irão se comprometer em pressionar governos/regimes para abolir a obrigatoriedade dos testes em animais.


Portanto, fica o aviso: a Avon ainda paga pela realização de testes em animais em países como a China. Cabe aos veganos decidir boicotá-la desde já ou lançar um debate sobre a questão, se realmente vale a pena ou não fazer esse boicote. Esse assunto promete dividir opiniões entre nós vegan@s com a seguinte pergunta: é produtivo boicotar empresas multinacionais que são obrigadas por lei em outros países a testar seus produtos em animais?"


♠  ♣  ♥  ♦


Espero que tenha sido esclarecedor. Engraçado é que não encontrei na "mídia oficial" nenhuma notícia a respeito disso, embora em meios veganos isso esteja tomando bastante espaço.

Gostaria de perguntar: o que vocês acham? ^^"

7 comentários:

  1. Eu ja nao gostava da avon por sempre me dar alergia e de sacanear as revendedoras (ja fui revendedora) agora mais um motivo pra eu falar mal deles u.u

    ResponderExcluir
  2. eu achava que isso era mais um posicionamento das empresas, não sabia que haviam países com LEIS que obrigavam esse tipo de coisa (em nome da segurança?? existem outros métodos pra se fazer testes, certo? não vejo como isso pode justificar tal atrocidade). se deixaram de fazer isso por 20 anos, não tem desculpa pra não continuar fazendo.
    isso unido ao fato de não fazer bem a seres humanos ( http://www.ewg.org/skindeep/company/Avon_Products%2C_Inc./ ), só me dá mais um motivo pra continuar não comprando essa joça.
    obrigada por avisar!

    ResponderExcluir
  3. Andy,
    eu não sabia que a Avon sacaneava as revendedoras... Uma pena que ela não me dava alergia alguma e era uma empresa cujos produtos eu gostava D:

    Rika,
    pois é, existem países que têm LEIS obrigando isso! Já mandei um e-mail para a Avaaz, sugerindo uma petição contra esse tipo de lei, espero que em breve apareça algo assim.
    Não sabia que os produtos da Avon faziam mal! O__o Credo...
    Agradeço também por me avisar que não faz bem a pessoas o.o

    Beijos éticoss! ♥ (?)

    ResponderExcluir
  4. poisé a avon geralmente funcionava assim os lucros sao bons mas as vezes nao vinha os produtos que era pedido, mandava produto que nao era solicitado (serio principalmente o renew o.o cheguei a fica com 15 potinhos e tive de pagar por eles mesmo que eu nao tenha pedido e nao devolvem o dinheiro desses produtos nao solicitados)por isso mudei pra jequeti , e tambem tem aquela eu nao acredito que se testar o renew por exemplo , num cachorro vai ter os mesmos efeitos numa mulher ...
    bju

    ResponderExcluir
  5. Credo o.o Bom eu saber disso, agora.

    Já ouvi falar de coisas que foram testadas em animais, deram certo, mas deram problema com humanos. Não lembro se era medicação ou cosmético, mas enfim.

    ResponderExcluir
  6. Pôxa Avon!!! Quando eu recupero as esperanças, eles vão lá e fazem pior ainda... Mas agora não tem vez, vou mandar e-mail pra eles informando que não vou mais comprar!! A ganancia humana não justifica o sofrimento dos pobres bichinhos...

    Concordo com a Andy, o efeito de renew num cachorro não vai ser igual na mulher!! Por favor!!! Se toquem!!

    Rídiculo...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...