terça-feira, 13 de setembro de 2011

Petição de Avaaz - Pelos oceanos

Para quem não conhece, o Avaaz é um site de petições. Você pode se cadastrar nele e criar petições sobre os mais diversos assuntos, além de cadastrar assuntos que te interessam e eles te mandam um e-mail avisando sobre as petições relacionadas a esses assuntos, para que assine (caso queira).

Tendo isso esclarecido, gostaria de também falar que me cadastrei nesse site, pedindo para me alertarem quanto a petições relacionadas a política e meio ambiente! Acho extremamente interessante esse sistema de petições, pois é um meio das pessoas demonstrarem que se importam com um certo assunto. Já participei de petições que não deram certo (como Belo Monte) até as que obtiveram sucesso (como uma contra a pena de morte em certo país muçulmano do qual não me recordo o nome). Exitem petições nacionais e internacionais. Esta é internacional. E sobre o quê ela fala?


Ela é uma petição que visa proibir a pesca de arrasto (ou arrastão), uma forma de pesca industrial que envolve uma enorme rede de pesca, que vei até o fundo do mar, e é arrastada pelo barco, levando consigo tudo que está em seu caminho - peixes, crustáceos, corais, destroços -, em seguida içando-os. É um tipo de pesca muito produtivo, mas ao mesmo tempo devastador para o fundo do mar, porque ataca a todas as formas de vida lá no fundo, mexendo profundamente com o bioma lá existente.



Caso não se saiba, recifes de corais são seres vivos que contribuem - e muito! - com o equilíbrio da vida marinha. Sem contar que essa pesca indiscriminada de peixes e crustáceos engloba até mesmo filhotes, que poderiam crescer e gerar mais peixes, podendo ser até nociva para a continuidade de certa espécie.



Peço desculpas por um texto muito técnico, com palavras complicadas, mas achei bom explicar tudo isso para poder divulgar a petição ^^" Para quem concorda que não é bom esse tipo de pesca e gostaria de ajudar a preservar o bioma do fundo dos oceanos, aqui há um link para a petição.


Beijos de água-marinha! ♥

2 comentários:

  1. Estou cadastrada no site faz um tempo já *-* ele é incrível.

    Está assinado!

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigada, Chadias! É legal ver mais gente envolvida com coisas do tipo, acabo sentindo que não estou sozinha preocupada com isso!

    Beijos de corações para ti! ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...