sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Moda lolita: Tentando se organizar III - Comprando mais peças

Bom, sou péssima com títulos, vocês já devem ter notado... De qualquer forma, está aqui a terceira e última parte do meu "Tentando se organizar".

A partir de agora tentarei colocar imagens e exemplos, para explicar melhor.



♣  ♠  ♥  ♦


Enfim, você foi lá, feliz e contente, e com muito sacrifício conseguiu fazer esse coordinate como seu primeiro outfit:

Outfit Punk Lolita que fiquei 2 horas tentando coordenar XD
Sapato: Body Line
Demais peças: Putumayo

Ele ficou bem simples, mas agora você já tem peças básicas, e pode usá-las para coordenar com outras coisas.



Primeiro passo: definindo um sub-estilo


Existem muitas subdivisões em Lolita, desde Sweet até Gothic. Escolha a que mais te agradar (aqui no exemplo eu adotei o Punk Lolita) para começar. Aqui há uma lista de subdivisões.
Sweet lolita: subdivisão mais famosa entre as lolitas, usa muito a temática de doces e coisas meigas. Costuma usar tons pastéis ou de rosa e é o subestilo que mais soa infantil.
Classical lolita: de todas as subdivisões, é essa a mais elegante, por ser a mais próxima (ou tentar resgatar) o estilo histórico original. É comum o uso da saia em corte A-line, cores envelhecidas (nada berrante), estampas florais e saias mais compridas (embora dentro do desenho de saia lolita).
Gothic lolita: lolita com gótico. O lado gótico é conseguido usando corsets, cruzes e tons escuros, especialmente o preto.
Country lolita: usa muito estampas florais, de frutas e os xadrezes, além de acessórios de palha. Possui um ar de frescor, sendo um estilo mais comum para dias quentes, e delicado.
Shiro lolita: é o lolita tradicional apenas na cor branca.
Kuro lolita: lolita tradicional com a roupa toda preta.
Guro lolita: subdivisão onde se usa bandagens e sangue falso, dando um ar de boneca quebrada ao estilo lolita.
Casual lolita: lolita "casual". Tem as guias base de lolita, mas é mais discreto. São usadas camisetas (cutsew) ao invés de blouses, por darem um ar mais informal, e roupas em geral com menos rendas e babados. Apesar de ser uma lolita mais discreta e informal, tênis não são usados.
Hime lolita: lolita princesa.  Se aproxima muito do sweet lolita ou do classical lolita e costuma usar objetos que remetam à realeza européia, como coroas.
Ero lolita: lolita erótica. Apesar do nome, é apenas uma lolita mais madura, com uma leve sensualização. Dentre as coisas que podem ser usadas estão corsets, blouses com decote em U e saias um pouco mais curtas. Evite uma exposição exagerada, e lembre-se que sensualização é diferente de vulgarização e que o conceito de sensual em lolita leva como base a época vitoriana.
Deco lolita: lolita com decora. Usa-se acessórios em excesso (tais como presilhas bem coloridas. laços grandes, pulseiras e anéis) e cores fortes e contrastantes, além de estampas.
Punk lolita: lolita com punk. Usa estampas xadrezes, acessórios ligados ao punk (como spikes e caveiras) e pode-se usar botas. Costuma ter cores mais fortes e escuras, tais como vermelho/vinho, azul escuro e preto.

Tentei fazer um resumo. Pretendo dar atenção e postar sobre cada sub-estilo mais para frente, e colocarei link nessa lista ^^ Também acrescentarei Sailor Lolita, Wa Lolita e Qi Lolita, subdivisões sobre as quais quero primeiro pesquisar direito antes de escrever a respeito. Por enquanto, cada link leva aos artigos do Reino de Morango (exceto o ero lolita, que leva ao Cheap Lolita), porque não quero deixar informações jogadas.

EDIT: Uma dica muito boa que a Chadias deu,  lá nos comentários, foi a de de optar pelos subestilos mais marcados/populares/"puros" para começar. Seriam o sweet lolita, gothic lolita, classic lolita e punk lolita. São subestilos com os itens mais marcados do que, por exemplo, o ero lolita (que é muito complicado de fazer) e mais baratos do que, por exemplo, o hime lolita. Enfim, são subestilos mais práticos para um começo, por serem mais simples.

Enfim, você com certeza se identificou com alguma subdivisão. Ou, se gostou de todas, escolha uma para começar. Fica melhor de coordenar diferentes outfits quando fica dentro de um único sub-estilo.

♦ Segundo passo: Escolhendo roupas neutras

A Rika e a Valentine, na minha postagem anterior, deixaram comentários sobre o que aconselham quanto ao que comprar quando ainda não se tem um guarda-roupa lolita. Usarei bastante esses conselhos aqui nessa parte da postagem.

Eu escrevi "roupas neutras", mas esse conceito é relativo. Você escolheu uma subdivisão, ou no mínimo tem cores que acha mais bonitas em lolita. No meu exemplo, escolhi punk lolita, o que me leva a um visual mais pesado e moderno. As cores mais comuns seriam: vermelho, azul-escuro, preto e branco. Entre vermelho e azul-escuro, dei preferência ao vermelho. Assim, tenho minhas três cores padrão: vermelho, preto e branco. Essas são as minhas cores neutras, e uma garantia de que comprarei coisas coordenáveis, porque comprarei coisas apenas nessas cores por um tempo, até ter o suficiente para um mínimo de variação na montagem dos outfits.

♦ Guarda-roupa básico

A dica da Valentine sobre o que é legal de ter para um básico é comprar (lembre-se que algumas peças você já tem, porque já comprou seu primeiro outfit!):

♣ Anágua (claro XD)

♠ Blouse branca, preta ou bege, dependendo do leque de cores que você escolheu (no meu exemplo, eu pegaria uma preta ou branca)
Putumayo

♥ Duas saias que combinem com a blouse, de preferência uma lisa e uma estampada (no meu caso, poderia ser uma xadrez e uma preta ou vermelha - branco ficaria muito claro com a blouse branca também-)
Putumayo
♦ Meias, que podem ser 5/8, 3/4 ou meia-calça em uma cor que combine com a blouse (no meu caso, branco).  Por enquanto sou um tanto lesada ruim em achar prints nacionais, por incrível que pareça, mas uma marca de meias que tem muitas opções é a Lupo. Também dá para ir em lojas de departamentos (Renner, Marisa, C&A, Pernambucanas, etc) e sair à caça.

 

♣ Um sapato que combine com ambas as saias. Aqui no meu exemplo ele seria preto. O melhor é pegar o modelo mais "coringa" possível, para poder jogá-lo em muitas combinações. O sapato é a peça mais cara do outfit, então é bom garantir que não terá que comprar um novo a cada coordinate, sem contar que o sapato errado pode arruinar a produção. O sapato é uma das coisas mais características do estilo lolita, não é bom arriscar substituindo-o por um "não lolita". Claro que é possível uma substituição, mas deixe-as para quando você tiver mais experiência em coordenar.
Body Line

Com essas peças você já tem o suficiente para dois outfits, sem falar na variação de acessórios que pode fazer para reinventar uma mesma combinação de blusa+saia+sapato.

Terceiro passo: Engordando o guarda-roupa


Você já tem o básico para dois outfits, mas quer mais. A dica é, sempre que for comprar um item, se perguntar duas coisas:
♣ Essa peça é coordenável com roupas que eu já tenha?
♠ Tenho uma peça parecida?
Se a resposta à primeira pergunta for sim e à segunda for não, pode comprar a peça. Isso, claro, lembrando que é bom analisar também se a peça vale o preço pedido. Às vezes, vale mais a pena comprar em outra loja, ou no momento você precisa mais de outra coisa. Não adianta nada você gastar dinheiro comprando um sapato lindo e sua anágua estar em petição de miséria.

Lembre-se, é sempre bom ter uma lista de prioridades. Para estabelecê-la, veja quais outfits gostaria de fazer, e tente começar com os que são mais próximos das roupas que você já tem.

Boa sorte! ^_^

♣  ♠  ♥  ♦


Ok, aqui está a última parte da minha coleção de postagens do "Tentando se organizar". Espero que tenha sido instrutiva (ao menos para mim foi bastante!) e que não tenha ficado muito grande. Como sempre, a qualquer erro, me avisem.

Estou bem ansiosa para comprar minha "coleção básica para outfit"! ♥

Beijos azuis! ♥

Voltar para Moda lolita: Tentando se organizar II

12 comentários:

  1. adoro seus títulos querida
    e seu texto é muito bom
    eu fico séculos tentando me coordenar pra criar um estilo pra mim, ate hoje não consegui... mas acho que com a sua ajuda eu chego lá.
    :)


    www.amykuroneko.com

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom que gosta! ^^ Amy, você é um amor. Muito obrigada pelos elogios.

    Espero realmente te ajudar! :3

    Beijos de corações ♥

    ResponderExcluir
  3. adoro os coordinates que você faz :3
    esse punk loli ficou uma graça <3

    ResponderExcluir
  4. Aaawn, muito obrigada, seu cogumelo fofo! ♥

    Beijos em tartan para ti!

    ResponderExcluir
  5. Posso palpitar no primeiro coordinate?

    Acho que tá faltando um pouco de acessórios para ficar punk lolita. Colares ou broches ou uma mini gravata com um xadrez ligeiramente diferente dos outros? Ou talvez uma coisa de cabelo mais tipicamente punk lolita pudesse dar um tchans extra? E pulseiras? Punk lolita normalmente depende de detalhes para puxar mais pra punk, ainda mais quando a blusa + meias + headpiece + forma da saia são tipicamente lolita. Ou talvez uma jaqueta perfecto ou colete também pudessem dar esse ar...

    Adoro a segunda saia, que tem uma coroa. ♥

    ResponderExcluir
  6. Claro que pode opinar! ^^ Esse foi o segundo coordinate que montei em toda a minha vida, tentei dar o melhor mas é claro que sempre há alguma falha. No entanto, dessa vez eu tentei fazer um coordinate simples, sem muitos detalhes, porque achei que ficaria mais instrutivo ^^" Tentei me prender ao básico de acessórios, para que, caso alguma iniciante leia isso, não se veja atulhada com montes de informações e sem conseguir decidir o que é prioridade. Acabei ficando meio com essa sensação ao ver coordinates montados para esse tipo de postagem, sempre têm tantos detalhes que eu sinto como algo meio distante da minha realidade. Mas, verdade, eu poderia ter optado por acessórios mais pesados. Muito obrigada pela dica, verei se mais para frente refaço esse coordinate!

    Também adoro a saia, está na minha wishlist! ♥

    Beijos de coroas para ti! ♥

    ResponderExcluir
  7. Uma outra recomendação que wu faria, na verdade, é começar pelos estilos mais "puros" - classical, sweet, punk ou gothic. É mais fácil, na minha opinião! Pegar o "feeling" desses logo da primeira é bem mais fácil do que pegar o de Ero, por exemplo ^^
    Estou amndo os seus posts dessa série! *-*

    ResponderExcluir
  8. Uh, Chadias, realmente é um bom lembrete! Muito obrigada por compartilhar! ^^~

    Que bom que está gostando das postagens *-* Eu andava meio com medo de estar "chovendo no molhado"...

    Beijos punks! ♥

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhhhhhh!! Que out bonito o que você montou! Tenho que dizer que aquela saia é um dream item meu, bem como os acessórios! *---* Putumayo= I love you!

    Eu gostei muito do resumo dos subestilos!! Ficou ótimo!

    Ah, deixa eu comentar também que eu amei demais o fundo do blog (pena que não aparece muito, mas acho que dá para ajustar isso nas configurações do blog!), e visitei teu Tumblr com imagens de inspiração!! <333 Lindas fotos lá!!

    Enfim, minha vida começa a se ajeitar novamente, e pretendo não ficar tanto tempo sem postar comentários!! ^^

    Beijos de... TARTAN!! Punk feelings - "É nóis!"

    ResponderExcluir
  10. Hime-chan, "tamos junta" no amor pela Putumayo! *-* Acho que pedirei uma réplica pra Le Carrousel ou pra Ichigo dessa saia, porque NÉ XD

    Que bom que gostou dos resumos! O_o Eu fiz meio no "apavoramento"... O__o

    Aaaahn, que bom que gostou do fundo! ♥ Kin-chan que me arranjou ele :3 E obrigada pelos elogios ao Tumblr, ele ainda tem pouca foto mas aos poucos vou complementando-o!

    Ok ^_^

    Beijos de punk feelings, Kin-chan *é nóis na V1D4 L0C4* (a que confunde punk com funkeira -q)

    ResponderExcluir
  11. Só para deixar registrado: agora sim dá para ver o fundo beeeeem melhor!! Fofíssimooooooo!! *-* <333

    ResponderExcluir
  12. LOOOL, eu chamei a Hime-chan de Kin-chan, DESCULPA XD

    Obrigada, Hime-chan! Também adorei o fundo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...