terça-feira, 20 de setembro de 2011

Moda lolita: Tentando se organizar I - Peças básicas

Cá estou eu com mais um texto da minha coleção de tema "lolita" ^_^ Sim, estou tentando fazer um tutorial a là Ichigo, boa sorte para mim! A diferença é que eu estou tentando escrever esses "tutoriais" na tentativa de potencializar (?) meu aprendizado sobre a moda. Espero que ajude...

Fiz essa postagem em primeira pessoa porque acho que assim fica melhor e mais fácil de explicar. Tentei fazer o meu melhor em um passo-a-passo sem saltos ornamentais nas palavras, e isso talvez tenha levado algumas partes a ficarem repetitivas.

Mais uma coisa: como a minha intenção é fazer postagens curtas e instrutivas sobre lolita, acabei dividindo esse post em três partes. Sem mais delongas, vamos à postagem!



♣  ♠  ♥  ♦



Peças básicas


Eu pensei "Certo, quero me vestir de lolita!" e depois caí na indagação básica: "Como eu faço isso? ç_ç" (sim, emoticon incluso)

Parece um tanto distante da nossa realidade aquelas lindas saias rodadas e sapatos-boneca, e acaba-se caindo na dúvida de "por onde começar?". Eu sei que preciso de JSK, OP, blouse, cutsew (que parecem ser o mais fácil de se conseguir), saia e sapato. O ideal, claro, seria que se pudesse comprar tudo, mas nem todas têm dinheiro para isso, né?

Sem contar que já ouvi falar de garotas (espero nunca cometer o mesmo erro!) que foram comprando peças aleatórias conforme as achavam atrativas e no fim ficaram com muitas peças não coordenáveis entre si! Em um visual como Decora, onde se usa um leve enorme de cores, pode-se usar até mesmo um sapato de cada cor, coisa que em Lolita não acontece. Pelo que li, o indicado em Lolita é usar no máximo três cores diferentes em um coordinate (estou desconsiderando o Decora Lolita ou o Sweet OTT) e, se você é iniciante, o mais indicado é usar duas, para não correr o risco de "descoordenar".

Enfim, voltando ao foco: você pesquisou, se meteu fóruns lolita, procurou informações de lojas no orkut e realmente se vestir lolitamente é o que você quer. Mas, como grande maioria das lolitas, você não quer um "uniforme lolita", que vai usar sempre e sempre que quiser usar a moda. Você quer uma certa variedade, não? Pelo menos, eu quero ^^"

Logo que cheguei nesse ponto, me vi:
♣ Com um conhecimento básico de Lolita
♠ Querendo me vestir seguindo a moda
♥ Querendo uma certa variedade de coordinates
♦ Com medo de comprar coisas compulsivamente e depois não conseguir montar coordinates
♣ Perdida por não saber o que comprar primeiro

Recebi o conselho de comprar um primeiro outfit. Afinal, é preciso começar em algum lugar e a melhor forma de garantir que todas as peças do seu primeiro coordinate sejam... Coordenáveis (^^")... É montando um outfit!


Na lista básica para o início, tem:
♣ Anágua
♠ Bloomer (parece ser facultativa, embora as lolitas com quem converso costumem fazer questão dessa peça)
♥ Sapato (esse é o item mais caro)
♦ Saia, JSK ou OP

 Casos especiais: meias e blouses/cutsews

Meias: Quem ler isso pode pensar "ei, mas você esqueceu a meia, Alice!", mas me justifico falando que as meias, apesar de necessário em um coordinate, podem ser simples. Não é preciso que ela seja cheia de morangos, ou rendada, ou com caveirinhas, etc. Para um primeiro outfit, se você quiser economizar cada centavo e ir aos poucos, pode comprar uma meia-calça de fio grosso (como 80) em uma cor neutra, como preto ou branco. Mesmo que você não tenha, é mais fácil de achar e usar em coisas fora de lolita.

Blouses/cutsews: Também não citei blouse ou cutsew na lista acima, porque no caso de você ter optado por um OP não há necessidade dela, além de que, dependendo do outfit escolhido, não é preciso comprar uma blouse exclusivamente lolita. Dá para ir em alguma Renner, Marisa ou relativos para procurar uma camisa ou camiseta. Claro que não será cheia de rendas como uma blouse, mas, como eu falei, dependendo do outfit fica bom. Creio que é uma questão de bom senso da garota optar por uma blouse ou camisa.




♣  ♠  ♥  ♦


Ok, esse foi o primeiro passo. É algo bem pequeno e modesto, realmente só como um início. Como sou muito criança feliz afobada, provavelmente não resistirei a acabarei postando hoje mesmo a segunda parte e, talvez, até a terceira.

Quando eu postar, colocarei um link para que possam acessar diretamente e na ordem as postagens sobre lolita!

Beijos de trufas de maracujá! ♥

Voltar para Moda lolita: "Termos técnicos"

8 comentários:

  1. Acho saia e blusa uma aposta melhor pra primeiro outfit simplesmente porque você pode coordenar de maneiras diferentes depois - um OP é bem mais limitado.

    Sobre camisas offbrand, existem umas perfeitamente classical nas lojas de departamento - não tenho uma camisa preta que tenha compradod e fora ou mandado fazer, e sim uma da RENNER, uma da C&A e uma da Riachuelo, e sempre perguntam de que marca é. :P Mas dependendo da época do ano, elas não aparecem, e vale mais à pena mandar fazer no Le Carroussel ou comprar da BODY LINE quando não tem greve de correios.

    Também acho interessante, no começo, seguir um esquema de cores padrão - por exemplo, decidir que você quer peças em branco, azul e rosa, e não comprar coisas que não sejam fora dessas três cores por um tempo pra não ter que começar a comprar outras coisas para completar coordinates: "ai, essa saia é linda, preta, mas aí preciso de um sapato preto - e não era melhor com um laço preto no cabelo??" e quando você vê, lá se foram trocentos dinheiros a mais do que o esperado.

    Eu investiria primeiro em mandar fazer/comprar uma camisa branca/bege/preta, dependendo do esquema de cores, e mandando fazer uma ou duas saias [quiçá uma lisa e uma estampada] em cores que dêem com a camisa, e comprando meias 3/4 ou 5/8 ou meia-calça fio 80 da mesma cor que a blusa e um sapato que dê com ambas as saias. Dois outfits fáceis, especialmente adicionando um cardigan ou bolero de loja de departamento com um deles. :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Valentine, muito obrigada! Seu comentário foi muito oportuno e pretendo usá-lo nas próximas postagens!

    Agradeço muitíssimo tanto por vê-la participando do meu blog quanto dando dicas! Se não se importa, colocarei os devidos créditos e apresentarei essas idéias na minha 3ª postagem, que será justamente a mais direcionada!

    Beijos de chocolate com menta! ♥

    ResponderExcluir
  3. eu costumo fazer isso tb, escrever organizando as idéias faz a gente ver elas mais claramente, e não serve apenas pra passar pra quem vai ler, como pra nós mesmas. 8D já até pensei em fazer um post sobre o mesmo assunto, definindo peças básicas e onde comprar o que, mas tinha desistido, porque achava que já tinham mtos artigos bons a respeito (como esse http://modalolita.forumeiro.com/t122-traducao-construindo-um-guarda-roupa-lolita). ;_;

    e vou concordar com vcs sobre começar pensando na versatilidade.
    acho que "peças básicas" não se trata apenas dos itens em si, mas das cores e cortes. acho que antes de mais nada o ideal mesmo seria definir qual estilo dentro de lolita vc quer usar, isso facilita mto na hora de escolher o que vc vai comprar.
    mas pra mim o básico, por ser totalmente específico pra lolita, seria a saia e anágua. só que, de novo, depende mto do estilo que se quer. se optar por sweet, acho que a importância pra um sapato específico é maior, por exemplo.
    mta gente tem essa compulsão pelas meias (são acessíveis e irresistíveis) e acabam ficando com um outift dependendo totalmente dela, quando o contrário provavelmente seria o melhor. 8D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rika! É, uma coisa que me faz ficar bem reticente quanto a escrever esse tipo de coisa é justamente o fato de já existirem tantos e tantos artigos a respeito... Sinto que não tenho nada a acrescentar! Por outro lado, como escrever me ajuda a aprender, decidi fazê-lo.

    É, você falou tudo, Rika. Legal ver a ajuda de vocês duas na opinião de vocês para "como coordenar". Estou agora mesmo escrevendo a terceira parte da postagem, e ambos os comentários estão sendo valiosos!

    Beijos de peças de xadrez! ♥

    ResponderExcluir
  5. A Rika falou algo absurdamente certo, que eu vou estender a outras peças além das meias: ficar presa por uma peça, tendo que coordenar o outfit só em função dela!! Passa de sonho a pesadelo!! XD

    Também já me vi nessa posição sobre escrever ou não sobre algo que já tem bastante por aí, mas concordo com você: antes de mais nada, esse post é a sua aprendizagem! Você está refletindo ao escrevê-lo! Então, não há porquê se preocupar!!

    Falando em outfits, estou louca por fazer um outro! *até a Ichigo já me cobrou por isso!!* Talvez, uma versão casual punk!! *-* Também tinha pensado em algo à la Nana Kitade, bem característico, assim como um classical!! Mas, como apareceram nos comentários, estou morrendo de dúvidas!!! ^^" Afinal, é ruim quando a gente não sabe bem no que investir, não é??!! E meu gosto é muuuito eclético... Logo, mais difícil ainda!! x.x

    Alice, estou amando o blog!! Sinto não poder comentar em todos os posts!! Ando realmente ocupada! u.u Mas isso é temporário!! Até semana que vem já devo estar comentando novamente e respondendo às MPs!! *não pense que eu não li!! Só estou, realmente, sem tempo para escrever!! ^^"*

    Ah!!! E como anda o teu out??!! Estou louca para saber notícias!! *---*

    ResponderExcluir
  6. Nyah, Hime-chan! *-*

    É, sobre escreve, me sinto meio repetindo as mesmas coisas, mas quando falei isso para a Ichigo, ela me respondeu uma coisa: "Quanto mais, melhor". E acho que ela tem razão, afinal, a moda lolita é tão sujeita a informações erradas, né? É bom que quem saiba algo do assunto, ou esteja aprendendo, fale a respeito.

    Também tenho um gosto extremamente eclético X_x Mas acho que, por um tempo, investirei no punk lolita! ♥ Adoro, adoro! Também quero MUITO um visual Nana Kitade (sabe aquela foto onde ela está com uma saia super-volumosa?! *-*) Depois, acho que irei para o classical!

    Fico bem feliz que estejas gostando, Hime-chan! :3 Já basta saber que estás lendo... Mas, sabe, quero falar de mais coisas aqui! Agora estou tão animada com lolita que só tenho falado disso, mas quero falar de outras coisas também!

    Espero sua resposta à minha MP *-*

    Meu out fica pronto em umas semanas! Estou torcendo para que os Correios acabem a greve antes que ele fique pronto! ♥

    Beijos de Edw... Purpurina! XD

    ResponderExcluir
  7. Só pra acrescentar que uma vez comprie umas meias listradas de rosa e branco com doces mint da SWIMMER, linda - que quando chegou aqui, tinha um tom de rosa que não combinava com absolutamente NADA que eu tinha e foi um custo coordenar. Passei dois anos com ela guardada sem usar, usei uma vez num coordinate feito ao redor dela, e vendi. -_- Trágico. [esse é o coordinate: http://lookbook.nu/look/854501-So-I-became-this-creature]

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que triste! D: Acho que lolitas em geral tem uma certa tara por meias, né? (?)

    Nossa, esse coordinate foi a primeira foto sua que eu vi! Achei lindo maravilhoso *-* Pena que teve que vender a meia, ela é uma graça.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...