terça-feira, 16 de agosto de 2011

Moda lolita: Inspiração e Características básicas

Como quero fazer o assunto "lolita" ser algo mais constante por aqui, decidi agora colocar algumas informações objetivas sobre a moda lolita. Escrevi meio um resuminho... Farei o máximo para fragmentar as informações entre muitas postagens, para não ficar algo muito pesado, ok?

Inspiração ~

Podendo ser chamada de "lolita", "roriita" ou simplesmente "loli", essa é uma moda criada no Japão, que usa como inspiração as roupas femininas infantis das épocas rococó e vitoriano. Simplesmente isso. Como naquela época não havia muita diferença entre as roupas infantis e adultas, muitas roupas de mulheres também podem servir de inspiração.


Uma das referências para roupas daquela época é a Maria Antonieta, rainha consorte da França que ficou famosa popularmente por meio do filme "Marie Antoniette", protagonizado pela atriz Kirsten Durst.




Tendo já isso esclarecido, acho que fica mais fácil de entender o estilo. Algumas coisas desse estilo foram mantidas, e outras, bem modificadas. Ele modernizou-se, claro, e é um estilo que vai mudando com o tempo. Por exemplo, as lolitas iniciais não usavam as mesmas coisas que as de atualmente. Explicarei disso mais para frente, desculpe por adiantar -.-'''

De qualquer forma, essas roupas serviram para se definir as tais características básicas do estilo. Ao contrário do que muitas garotas pensam inicialmente, não há um "grupinho fresco definindo regras a torto e a direito" sobre lolita. Essas tais "definições" não são de agora, já são próprias do estilo desde que ele foi criado. Afinal, lembre-se que a base é histórica: as meninas de antigamente!

Características básicas ~

Bom, sabendo-se que a inspiração são as menininhas de antigamente, dá para ter uma idéia do básico apenas olhando a primeira imagem.
Quando olho para ela, eu penso em:
♣ Saias volumosas (as tais de "saias em formato de sino" que tanto se fala)
♠ Delicadeza
♥ Elegância
♦ Cores claras
♣ Inocência
♠ Recato

Obviamente, essas não são as características básicas "oficiais". São apenas o que eu observo ao ver a imagem histórica, e que servem para se ter uma idéia do clima que a moda lolita transpira! ^^

Talvez agora, você que já conhece lolita deve estar olhando o "cores claras" e pensando "Ué, então gothic lolita e punk lolita não são lolita?! E o kuro lolita...? Ah, essa aí não sabe do que está falando -.-"... Caso esteja pensando isso, vou esclarecer o que já falei: desde que foi inventada, essa moda sofreu acréscimos, como o surgimento de subdivisões. E o que citei acima, como já falei, é apenas o que observei da imagem. Também me referi mais à "aura" (ui, essa doeu ><") das roupas do que ao que elas têm ou deixam de ter.

Então eu paro e me pergunto: o que precisa para alcaçar essas coisas? ='''D

Pensando nisso, chego às características básicas, que são:

♣ Saia em formato de sino, em geral na altura do joelho; no máááximo, mostrando até 1/3 da coxa. Não se pode esquecer que deve-se aparentar inocência e recato. Essas duas coisas não serão conseguidas com uma saia que vai até metade da coxa...

♠ Nada de decote mostrando o vão dos seios, barriga aparecendo, tecido transparente e afins. Afinal, até que dá para ficar elegante sendo sexy, mas se você for sexy você não será recatada ^^"

♥ Tecidos com qualidade, que não sejam brilhosos (podem lembrar fantasias baratas ou produtos de sex shop =/) e que tenham o caimento correto, da tal da saia em formato de sino. Por mais que o modelo da roupa seja prezando o recato, se usar um tecido típico de sex shop não haverá esse clima. Sem contar que não ficará elegante.

♦ Ressaltando novamente a qualidade: não apenas em tecidos, mas também na maquiagem e penteado. Tem que ficar elegante como um todo, e para isso é preciso cuidado.

Observação: Outra coisa básica, como em todo estilo, é usá-lo na totalidade. Não que fique exatamente estranho se você usar uma saia lolita misturada com blusa e todo o resto da montagem não-loli. Mas aí não é lolita, e sim o que se chama de "lolita a la mode", ou simplesmente inspirado em lolita. O estilo lolita, assim como os outros, não se baseia apenas em uma roupa, é todo um conjunto. Se quiser usá-lo, é preciso lembrar do cabelo, acessórios, sapato, meias, até mesmo maquiagem.



♣  ♠  ♥  ♦


Está aqui a postagem! Realmente espero que gostem, que esteja bem explicadinho e que, principalmente, não esteja cansativo de ler! Procurei com todas as minhas forças fazer algo não muito técnico e que ficasse legal de entender. Meu maior medo é cair no tédio, quando escrevo algo informativo ç__ç

Tentei também justificar cada uma das "regras", uma vez que tem muitas garotas que antipatizam com elas por acharem que são pura frescura ^^"

Por fim, os créditos! Sim, eu pesquisei!
Inspiração: Midori-sakura
Características: Reino de Morango
Imagens: Wikipédia /o/ E Midori-sakura, para a primeira imagem.

Até! ♥


4 comentários:

  1. Não achei cansativo, e parece tudo certo pelo que eu sei de lolita XD
    É estranho que as pessoas ficam tão confusas sobre as características do estilo lolita... Eu nunca vi uma menina sair por aí com um vestido amarelo de girassóis dizendo que é gótica, por exemplo XDDD

    ResponderExcluir
  2. Né XDD Mas saem meninas de saia curtíssima, decote enorme e orelhas de coelho dizendo que estão de lolita! XDDD Tbm não entendo isso! XDDDD

    Que bom que não achou cansativo! *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá, Alice!! Fiquei muito feliz com sua postagem!!
    Acho que ficou informativa sem ser aquela coisa maçante.

    Eu gostei bastante de ver esse breve histórico, porque explica de onde vem a inspiração e que, por mais que tenha evoluído, não dá para esquecer de onde vem lolita!

    Sobre as roupas das crianças serem as mesmas que as dos adultos, há uma vasta discussão, pois isso remete a toda a caminhada que o conceito infância teve de percorrer até hoje ser reconhecido/constituído! Foi uma das discussões mais interessantes que estudei na graduação!! Legal ver que apareceu aqui (acho que boa parte não faz essa relação direta: não é porque era criança que tem tanto babadinho! Era porque as roupas dos nobres tinham muuuuitos babadinhos!! ^^)

    E super obrigada por lincar ao Midori Sakura!! Isso vai me fazer dar uma revisada no post e melhorá-lo!!!

    Ah, e amei as imagens de referência!!! *-*

    Atéééé!!!!

    ResponderExcluir
  4. Awwwn, você e seus comentários fofos! ♥

    Que bom que não ficou maçante, eu estava com medo disso *-* Será que algum dia uma garota vai aprender a moda lolita pelo meu blog? *w* \ok,não

    É, me preocupei em fazer um histórico, porque ele justifica todas as "regras". E porque é mais efetivo falar porque as características básicas são X e Y, ao invés de simplesmente jogá-las e ponto final! Aliás, creio que foi exatamente essa postura de "jogar as regras sem justificá-las" a causadora de muitas das revoltas das itas!

    Ah, de nada! Eu amei a sua postagem, que também ficou MUUUITO leve e informativa! Foi a minha inspiração para essa aqui! ♥

    Até!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...