domingo, 28 de agosto de 2011

Coração lolita?

Andei conversando com uma amiga, sobre o tal do "coração lolita". Como as lolitas já sabem, as itas usam muito esse... Hm... "Argumento" para se denominarem como lolitas, sem que vistam corretamente o estilo. Caso alguma ita esteja lendo isso, por favor, não se ofenda. Ser ita não faz de você um ser humano menor ou pior, assim como ser lolita não faz da garota que o veste uma pessoa melhor. Talvez isso soe repetitivo, mas: diferenças à parte, somos todos iguais!

Me vi pensando com uma amiga minha, como já falei, sobre o tal do coração lolita. Parece que o "mundo lolita" se divide entre duas grandes idéias:

♣ As itas (EDITANDO: preciso corrigir um erro meu cometido aqui: não são apenas as itas que têm essa visão; há certas lolitas que também pensam isso. Peço desculpas por ter cometido essa injustiça com as itas ^^"), que acham que existe como ser uma lolita internamente, graças à pureza e inocência do coração de quem veste o estilo, esteja essa forma de se vestir de acordo com as características básicas ou não;
♠ As lolitas, que pensam que lolita é apenas um estilo de roupa e que, por causa disso, uma lolita continua sendo lolita mesmo se falar 10 palavrões a cada 9 palavras pronunciadas, tiver tatuagens pelo corpo todo e fume mais que uma chaminé.

Talvez eu tenha exagerado (ou não) as descrições, mas acho que exemplifiquei bem os dois pensamentos. Apesar de tender para o segundo pensamento, me surpreendi ao notar que, sim, eu creio na existência de um "coração lolita"! Fiquei muito surpresa, e me senti esquisita ao descobrir isso, pois admito que cheguei a me sentir meio ita (?). No entanto, antes que me apedrejem, esclareço que não creio no coração lolita como as itas propagam a idéia.

Eu creio que, internamente, todas as lolitas têm um "coração lolita". Claro que o lolita é um estilo de roupa e, como tal, mesmo a garota descrita no item acima é uma lolita, desde que tenha a saia em formato de sino, tecidos e rendas de qualidade e etc. Mas eu acho que pode-se ser uma lolita mesmo que não se esteja vestindo a roupa. Se eu já tenho outfits lolita, eu não deixei de ser uma porque hoje em especial decidi vestir calça jeans e camiseta, não?

Sem contar que penso no seguinte: o lifestyle lolita é um "algo além" que uma lolita pode fazer para seguir o estilo vitoriano, no qual a moda se inspira, não? Isso significa que costurar, bordar, cozinhar cupcakes e coisas assim, de alguma forma, aproximam ainda mais a lolita do estilo... Meu "primeiro passo" lolita foi ir atrás de roupas lolita, e acho que não sou a única menina que se sente uma princesa ao tomar o chá da tarde em uma xícara bonita (no meu caso, chocolate quente em uma caneca de morango ♥). Claro que isso não me faz uma lolita, mas faz com que eu me sinta uma princesa. E ser lolita é justamente a menina procurar se sentir como uma princesa, não é? Pelo menos muito do que li a respeito do estilo demonstrava essa intenção das lolitas: o de se sentir uma princesa!

Parando pra pensar, acho que o "coração lolita" não se resume à ser pura ou parecer uma criança, e sim à sensação de se sentir uma princesa. Creio que é disso que o coração lolita é feito. Afinal, é engraçado ver como as mais variadas lolitas (desde que a que vai em todos os eventos de anime que encontra e fala que coisas são "kawaii desu neee~" até a que só usa gothic lolita e ouve Emilie Autumn compulsivamente) têm em comum esse sentimento, e é isso que as move a usar o estilo, respeitando suas características básicas.

Quando fui conversar com uma terceira amiga sobre todas essas conclusões, ela comentou algo interessante. Acho que é meio ousado para mim afirmar isso, mas é uma idéia que se alojou na minha mente e sobre a qual pretendo pensar (afinal de contas, não gosto de generalizações e esse pensamento me faz achar que estou sendo meio preconceituosa). Já explico, e o farei por partes: lolita se baseia em relembrar a era vitoriana e rococó, não? Como uma garota pretende fazer isso se limita-se apenas a imitar o estilo de roupa? A escolha de roupas tem como pretensão lembrar uma época que não faz mais parte da nossa memória, de tão antiga. Algo sobre o qual só sabemos por causa de registros da época. Se vestir-se no estilo lolita significa lembrar aquela época que se vê com tanto romantismo, o comentário da minha amiga foi o de que alguém que veja que ser uma lolita se limita a roupas corretas, passando por cima da atitude correta, essa pessoa tem uma interpretação meio superficial sobre aquela época e sobre o que a lolita procura ao vestir-se dessa forma.

Como eu disse, não sei se compartilho dessa opinião: ela me parece um tanto extrema. Mas acho que é uma opinião bem válida, se olharmos a lógica utilizada.

E ainda ressalto um último aspecto, que causa muita confusão. Obviamente, é melhor ser educada do que mal-educada, assim como mostrar um dedo do meio é ofensivo. No entanto, eu tenho a sensação de que uma lolita, quando faz essas coisas, acaba soando como algo mais "feio" do que se, por exemplo, alguém vestido de punk fizesse o mesmo. Talvez seja um preconceito: se espera atitudes fofinhas e elegantes de uma dama (e lolitas parecem damas!), e fica-se chocado quando essa dama tem uma atitude mais rebelde. De qualquer forma, acho que educação é uma coisa básica para as pessoas, independente de serem lolitas ou não. no entanto, chama mais a atenção (negativamente falando) quando uma lolita é estupidamente mal-educada do que se é uma garota vestida normalmente. Sobre ser mal-educada, não estou falando sobre ter etiqueta vitoriana, e sim de simplesmente não ser estúpida com as pessoas ao seu redor, ok?

Aqui são as minhas opiniões. Peço perdão caso tenham ficado confusas, ou com muitas coisas juntas. a intenção foi soar clara, caso não tenha me expressado bem, por favor, perguntem o que eu quis dizer.

Até mais ♥

11 comentários:

  1. Não sei se são só itas que acreditam que lolitas devem agir de certo jeito. Acho que também tinham lolitas que exigiam que outras agissem de uma certa forma além de exigirem roupas nos padrões corretos. Enfim, acho que tem muitas divergências sobre isso.
    Eu acho que tipo, qualquer roupa que você coloca passa algum tipo de mensagem, isso é fato. Seu guarda-roupa deve expressar sua personalidade de alguma forma, eu acho. Daí podem ter lolitas que agem de forma mal educada e usam tatuagens porque elas gostam do contraste entre as duas coisas, talvez (?). No final, acho que cada um sempre tem o seu motivo especial para usar lolita... É algo que elas sentem que combina com a personalidade delas de alguma forma.
    Dito isso, eu também acho feio qualquer pessoa agir mal educadamente... Sendo lolita ou não.

    ResponderExcluir
  2. Achar que todo mundo que pensa tal coisa é ita não é correto, acho... Mas são sim, iniciantes, que não compreendem bem o estilo. E não duvido que existam algumas lolitas super experientes na EGL que ainda achem isso.
    Porque seria até contraditório - se ser uma lolita não depende de comportamento, e sim roupas/outfits, porque ser uma ita também dependeria disso?

    Fiquei muito feliz por você também pensar que ser ita/lolita não te faz uma pessoa melhor ou pior, nem te dá o direito de esnobar alguém ou ser humilhado.

    Sobre o "coração lolita" - para mim, é mais como um "estado de espírito lolita", que é como eu me sinto usando lolita. Acho que cada uma tem sua própria interpretação disso - não tem lado "correto".

    Falando de maneiras e etc, ser propositalmente mal-educada em lolita é igualzinho fingir ser uma princesa: você está criando uma personalidade que não é sua, em ambos os casos. E educação, paciência e, principalmente, humildade, são características que todas as pessoas devem cultivar, para serem pessoas melhores, e não só para usar uma moda alternativa.

    Suas opiniões são levemente polêmicas xD gostei do texto.

    ResponderExcluir
  3. Ah, @chadias, muito obrigada por deixar aqui a sua opinião! XD Adorei o que escreveu a respeito, e fico surpresa por notar em cada comentário novo algo com o qual concordo e esqueci de citar! É muito enriquecedor. Estou achando que tenho uma idéia preconceituosa sobre itas e acho que só elas vêm com essas idéias de "coração lolita"... Hm, coisa para pensar! É que realmente as pessoas que vejo defendendo isso são itas, até agora não vi lolitas com essas idéias. Mas não duvido que existam...

    Concordo plenamente com essa parte: "E educação, paciência e, principalmente, humildade, são características que todas as pessoas devem cultivar, para serem pessoas melhores, e não só para usar uma moda alternativa."

    Beijos de açúcar e volte sempre! ♥ (e eu fico a cada dia mais gay... -qqq)

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo de tudo o que você disse.Um ótmio artigo.

    Compartilho da opinião de cada um tem que ser você mesma,mesmo usando lolita,ninguém é obrigado a ser fofa porque usa roupas fofas.Mas pra mim lolita é algo a mais, não só roupas, mas me sentir uma princesa,e me sinto assim tomando chá, ou usando um colar bonito, por exemplo, eu me sinto lolita mesmo sem usar lolita.

    Sobre educação(o que inclui ser grosseira)acho que não é questão de ser da sua personalidade ou não,na minha opinião devemos ser educados.

    ResponderExcluir
  5. Ju Lee, obrigada por passar deixando a sua opinião! :3 Fico feliz por ter conseguido me fazer entender, admito que fiquei preocupada com a idéia de não ser compreendida!

    O ideal seria que todos fossem educados, né D: Pena que as coisas não são bem assim...

    ResponderExcluir
  6. Olá Alice! Primeiramente, gostaria de dizer que estou gostando bastante seu blog e mesmo tendo passado um tempo afastada dos blogs quando voltei [espero que agora seja definitivamente!] 'devorei' todos os seus posts de uma vez. <3

    Concordo com muitas das coisas que foram expressadas aqui - tanto em seu post quanto nos comentários das meninas. Além disso, entrando nesse tipo de questão sobre o coração lolita é mais como a Chadias disse... É um estado de espírito. Além do que, não adianta nada você vestir-se tão elegante e na primeira oportunidade acabar esnobando ou destratando uma pessoa seja lá por que motivo seja. Ou até mesmo ficar forçando a 'pseudo-kawaizisse'só para parecer meiga ou que diabos sejam! >: Cada caso é um caso, óbvio, mas gentileza gera gentileza e falar com brandura é sempre uma boa opção, certo? Como já foi dito: educação é essencial e se todos nós a usássemos a convivência em grupo seria bem melhor! Isso é válido tanto para lolitas novatas quanto as veteranas... O segredo da coisa toda é ser você mesmo e tentar adicionar Lolita ao que você julga necessário ou como queira denominar. Bom, é o que eu penso.
    E obrigada por compartilhar conosco sua visão mediante a moda e também por fazer posts maravilhosos. ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, Guren! ♥ Muito obrigada pela presença e por vir expressar a sua opinião! :3

    Concordo com o que falou. De fato, educação sempre é a melhor opção, e essencial para uma convivência em grupo. E também acho que o segredo é ser você mesma e tentar adicionar ao Lolita a sua forma de ser. É o que tenho tentado fazer com esse blog, aliando meu tombo por lolita com vegetarianismo e tudo o mais que faz parte de mim! ♥

    Eu que agradeço pela sua presença! Beijos de arco-íris =* (copiando a Chadias XDDD)

    ResponderExcluir
  8. Oi, gêmea!!! Nossa, que legal ver algo sobre o que conversamos aqui!!

    Sabe que, através da nossa conversa, e do próprio post, também estou refletindo mais sobre esse sentimento, esse 'coração lolita'!

    O que posso concluir até então é que, independente do que você seja, a educação, a cortesia, enfim, a gentileza, jamais deve ser esquecida, e deveria ser natural como respirar!! Isso te torna uma pessoa muito mais bonita, no sentido de poder expressar respeito aos demais, que não sou obrigados a aguentar grosserias alheias, não é mesmo?!

    E deixa eu te deixar uma PARABÉNS do tamanho do mundo: seu blog foi indicado pela Ichigo!!! Que orgulho, gêmea!!! ^^

    Beijoooo!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Hime-chan! Foi a nossa conversa que me levou a escrever essa postagem, pois realmente comecei a pensar sobre isso!

    Acho que você resumiu perfeitamente tudo que todas nós falamos, Hime-chan! Até me deu idéia para outra postagem, que pretendo fazer mais para frente!

    Aaaah, OBRIGADA!!! Eu nem acreditei, fiquei muito feliz, afinal, admiro muito a Ichigo e o blog dela é um dos meus favoritos! ♥

    Beijos de... Ah, estou ficando sem inspiração. Beijos de bolo, gêmea! ♥

    ResponderExcluir
  10. O que você veste reflete o seu estado de alma. Eu vejo assim.

    " A boca fala o que o coração já está cheio"

    A roupa expressa o que tem em seu interior OO

    Acho que vocês me entenderam.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Roanny, entendi o que quis dizer e concordo! ^^

    Beijos de cogumelos para ti ♥

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...