domingo, 24 de julho de 2011

Vegetarianismo?

É, vou começar falando bem pelo básico... Como semi-vegetariana há 4 anos, me dei conta que tem muitas coisas que as pessoas não sabem sobre isso. Ou até mesmo vegetarianos não sabem de certas coisas meio básicas, assim como eu não sabia.

  Por que ser vegetariano? ~

Não, não estou aqui fazendo propaganda. A intenção é apenas informar. Como a primeira coisa que me perguntam quando descobrem que sou semi-vegetariana é isso, decidi começar por aqui. Uma pessoa pode ter muitos motivos para ser vegetariana. Aqui estão alguns (ou, pelo menos, todos que me lembro agora):
  ♣ Animais. Nesse quesito, entram realmente MUITAS subdivisões. Há quem tem é contra o animal morrer, há quem é contra o sofrimento desse animal, além dos que pararam de comer carne como gesto de rebeldia contra a indústria produtora de carne. Também existem ou que creem que o ser humano já evoluiu o suficiente para optar por não fazer outros animais sofrerem para conseguir viver, e por aí vai. Acho que esse motivo é o com mais entremeios.
  ♠ Saúde. Algumas pesquisas (se são confiáveis ou não, é outra história. Realmente não tenho como julgar) têm denunciado que a carne faz mal. Que pode ser cancerígena, que quando o animal morre ele libera endorfinas que ficam impregnadas na carne e que podem nos fazer mal, dentre muitas outras idéias.
  ♥ Religião. Creio que esse seja o mais simples de explicar (com todo o respeito, claro). Seja por n motivos, a religião não permite. Porque é pecado comer a carne de um inocente, porque eles podem ser uma pessoa reencarnada, porque vai infectar nosso corpo com a aura/estresse do animal... Realmente não sei muito disso. Mas é simples: "minha religião não permite". Curiosamente, é o motivo que as pessoas mais respeitam.
  ♣ Dieta. Existem certas pessoas que viram vegetarianas (ou algo assim) por um período de tempo curto, ou só diminuem a quantidade de carne da alimentação. A função seria emagrecer ou, às vezes, algum esporte que a pessoa faz pode servir de motivo (por exemplo, quando virei semi-vegetariana minha professora de ballet achou ótimo).

Eu, caso alguém esteja curioso para saber, sou semi-vegetariana por causa dos animais ^_^

 Tipos de vegetarianismo ~

Sim! Isso existe! Por um acaso você, quando leu que eu era semi-vegetariana, se perguntou "WTF? Ela só come carne pela metade?" (piada tosca, me perdoem), ou já ficou se perguntando a diferença entre vegetariano e vegan/vegano? Então! Vou esclarecer isso.
Acredito que a confusão por causa das subdivisões surgiu porque os nomes são muito compridos, e todos acabam achando melhor, na hora de falar, abreviarem para simplesmente "vegetariano".

  ♣ Semi-vegetariano: é a pessoa que não come carnes em geral, mas abre exceção para carnes brancas (que seriam frango e peixe).
  ♠ Ovo-lacto-vegetariano: Como diz o nome, essa pessoa não come carne, mas ingere ovos, leites e derivados desses dois alimentos. Acredito ser esse o mais comum.
  ♥ Lacto-vegetariano: não come carne e nem ovo e derivados. No entanto, ingere leite e derivados.
  ♦ Vegetariano reestrito: o termo surgiu, creio, para ressaltar que esse vegetariano não come nada de origem animal, ou ao menos evita comer. Como há coisas de origem animal e que estão "disfarçadas" (por exemplo, gelatina e um corante chamado cochonilla), não sei se nesse caso eles ingerem. É uma dpuvida que pretendo tirar, para esclarecer aqui.
  ♣ Vegan (ou vegano): esse é o mais radical de todos. Ele não apenas não ingere nada de origem animal (aí é literalmente nada, nem mesmo gelatina ou produtos que contenham cochonilla) como também não utiliza nada de origem animal. Eles não fazem uso de couro, lã, cosméticos que tenham ingredientes de origem animal, e muitas, muitas mesmo, outras coisas. Citar tudo seria extremamente cansativo, mas creio que deu para entender.


Creio que essa foi a minha postagem mais longa. Espero que tenha ajudado em algo! Foi apenas uma introduçãozinha!

Até! 

4 comentários:

  1. Putz, olha a ignorância batendo aqui: me referi a você por vegan na última MP...!! Ah, se eu tivesse lido esse post antes... u.u

    Estás de parabéns!! Super informativo!! Vou tentar não cometer mais gafes!! :B

    À parte: não conseguiria ser vegetariana, em nenhum dos tipos. Eu me alimento mal (porque sou chata as hell para comer), logo, a carne é muito importante para me manter saudável. E, outras duas coisas que representariam grande dificuldade:
    1) eu amo carne!
    2) em uma palavra: churrasco. Sentiu, né??!! XDD

    Estou amando seguir o teu blog!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Ahaha, imagina, Hime-chan! Eu devia ter escrito esse post antes (?)! Notei que muita gente confunde os termos, então tentei explicar e esclarecer como pude! Ainda bem que deu! :3

    Muito obrigada pelos parabéns! E issaê, agora chamando todo mundo do jeito certo! u_ú -NNN Imagina, eu mesma me falo como "vegetariana", quando tenho preguiça de falar tudo...

    E entendo essa do churrasco. Eu adorava. Mas como tenho a sorte de não ser fresca com comida, consegui abdicar disso! XD

    Bom saber que está acompanhando, gêmea! ♥

    ResponderExcluir
  3. Curti muito seu post *--*
    foi lacto-vegetariana por uns 6 meses, no meu caso por saúde, mas não tenho tempo nem aptidão para cozinhar, agora como o que a mamãe faz, quem sabe um dia volto, ou não. '-'

    ResponderExcluir
  4. Ah, que bom que gostou! *-* É legal receber comentários XD

    Entendo, às vezes é necessário ficar um tempo sem carne e tal =/ E, sem saber cozinhar, fica difícil, pq tem que contar com a força da cozinheira da casa. Mas o importante é vc ser feliz comendo o que quer! ^___^~

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...